Um levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Nexus, revelou que 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer durante o verão deste ano. Segundo o balanço, os estados da Bahia e da Paraíba aparecem uma vez que destaque da temporada.
A Bahia foi escolhida por 16% dos entrevistados, um propagação de 4 pontos percentuais em relação ao verão do ano pretérito. Esse número confirma a liderança baiana entre os destinos mais desejados, adiante de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Além da Bahia, a Paraíba surpreendeu com um propagação em relação ao estudo anterior. O estado passou de 2% para 7% de intenção de visitante.
No universal, os dados reafirmam a preferência dos brasileiros por destinos de sol e praia, que representam 54% das escolhas para as férias de verão. Essa procura se reflete no desempenho da região Nordeste, que ocupa o topo da lista com 53% das preferências nacionais, 11 pontos supra da intenção registrada na última edição da pesquisa.
Detrás do Nordeste, o Sudeste possui os destinos preferidos para as férias de verão (37%), tendo uma vez que destaques São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (14%). A Região Sul vem logo em seguida, citada por 20% dos participantes do levantamento, enquanto as regiões Setentrião e Núcleo-Oeste concentram, cada uma, 5% das viagens a lazer nesta temporada.