Vigilância Sanitária investiga sintomas apresentados por trabalhadores desde 16 de janeiro
Um incidente de mal-estar coletivo atingiu 211 funcionários da fábrica da Hyundai Mobis, localizada em Piracicaba, no interno de São Paulo. O caso começou a ser registrado em 16 de janeiro e levou ao solidão de 86 trabalhadores até o momento.
Segundo as autoridades locais, não há registros de internações nem de óbitos relacionados ao incidente. A Vigilância Sanitária de Piracicaba e a Prefeitura de Piracicaba acompanham a situação, cuja origem ainda não foi confirmada.
Medidas preventivas adotadas pela empresa
Em nota, a Hyundai Mobis informou que adotou medidas preventivas imediatas e que está totalmente à disposição das autoridades para colaborar com as apurações.
Entre as ações implementadas pela empresa estão:
- Desinfecção completa do restaurante interno
- Reformulação do cardápio, com priorização de mantimentos de insignificante risco sanitário
- Verificação dos níveis de cloro em todos os bebedouros da unidade
- Reforço dos protocolos de saneamento em todas as instalações
- Distribuição de garrafas de chuva e isotônicos aos colaboradores
Origem da chuva e apuração técnica
A empresa esclareceu que toda a chuva utilizada na unidade, tanto para consumo direto quanto para o preparo de mantimentos, provém exclusivamente do sistema público municipal, sem uso de poços artesianos ou fontes alternativas.
Ou por outra, foi solicitado ao Serviço Municipal de Chuva e Esgoto de Piracicaba (SEMAE) o laudo de qualidade da chuva referente aos dias que antecederam os primeiros relatos de mal-estar.
Coleta de amostras e monitoramento extrínseco
Para subsidiar a investigação, amostras da chuva consumida na fábrica e das refeições servidas aos funcionários foram coletadas e encaminhadas para análises laboratoriais. O prazo estimado para a epílogo dos exames é de até duas semanas.
Paralelamente, a Hyundai Mobis informou que monitora atendimentos em hospitais e prontos-socorros de Piracicaba, a término de identificar se há registros de sintomas semelhantes na população em universal, o que poderia indicar um fator extrínseco à unidade industrial.
Compromisso com transparência e saúde
A empresa reforçou seu compromisso com a saúde dos colaboradores, a transparência das informações e o diálogo com a comunidade sítio. Segundo a nota, novos esclarecimentos serão divulgados publicamente logo que os resultados das análises laboratoriais forem concluídos.
https://www.contrafatos.com.br/mais-de-200-funcionarios-da-hyundai-sao-afastados-apos-mal-estar-em-fabrica-de-sp//Natividade/Créditos -> INFOMONEY








