Com a expectativa de que 66% dos consumidores realizem compras e o e-commerce brasílio alcance R$ 9,3 bilhões em vendas na Black Friday, os varejistas já estão atentos à valimento do planejamento para a data.
Porém, eventos inesperados uma vez que apagões, uma vez que o que ocorreu em São Paulo em outubro, representam um alerta para as empresas.
O apagão em São Paulo durou 72 horas, impactando moradores e operações empresariais em toda a Região Metropolitana.
No setor de negócios, crises dessa magnitude podem aumentar a vulnerabilidade a fraudes, levar à perda de receita e interromper a notícia com clientes.
Se um evento assim ocorresse na Black Friday, os prejuízos seriam consideráveis.
Preparar para desastres naturais é necessário
De conciliação com Eduardo Daghum, CEO da Horus Group, “os desastres naturais estão mais frequentes, seja por apagões ou eventos mais graves, uma vez que enchentes”.
Segundo ele, as empresas precisam de estratégias de contingência, principalmente em datas comerciais significativas, para proteger suas operações.
Ele sugere, uma vez que prática, manter centros operacionais a mais de 100 km de intervalo um do outro, o que ajuda a evitar obediência de uma única localização.
Daghum explica que “descentralizar nossas operações tem sido importante para prometer a perpetuidade dos serviços em tempos de crise, sem comprometer parceiros e clientes”.
Proteção contra fraudes e impacto financeiro
Além da perpetuidade das operações, empresas precisam considerar que a falta de preparação para crises climáticas pode resultar em grandes perdas financeiras e comprometer a experiência do cliente. Durante situações de vulnerabilidade, fraudes se tornam mais frequentes, mormente em sites e plataformas de e-commerce. Golpes com cartão de crédito, invasão de contas e chargebacks se tornam ameaças.
Estratégia antifraude e equipe preparada
Empresas B2B e B2C devem priorizar a prevenção e investir em equipes capacitadas e em recursos tecnológicos para combater fraudes. Daghum acrescenta que “uma estratégia antifraude eficiente em tempos de crise depende de um bom time de analistas, que, junto a ferramentas tecnológicas, conseguem monitorar, prever e reagir a ataques de forma proativa.”