Apesar das incertezas quanto à sustentabilidade e à espaço das baterias, a eletrificação é a grande aposta da China para dominar o mercado de veículos. As cartas no baralho do gigante comunista vão além dos carros de marcas uma vez que JAC, BYD e GWM. Para chegar ao topo do pódio, os chineses prometem uma moto com perceptibilidade sintético — e algoritmo no guidão.
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O protótipo é da Yadea, uma marca chinesa de motocicletas elétricas recém-chegada ao mercado vernáculo. A empresa apresentou a novidade em um festival em Interlagos, São Paulo, na primeira semana de maio. Trata-se de uma scooter em período de testes, mas com a capacidade autônoma já operante, segundo o obreiro.
Uma vez que a perceptibilidade sintético pilota?
De contrato com a Filial Brasil-China, a tecnologia da Yadea combina sensores e perceptibilidade sintético para o veículo reconhecer o entorno e tomar decisões baseadas em dados em tempo real. A perceptibilidade sintético pilota graças a câmeras e radares que identificam obstáculos, pedestres e outros veículos, adaptando a velocidade e a trajetória conforme necessário.
Embora não haja previsão de uma data para o início das vendas no país — ou mesmo da fabricação em série —, a Yadea deu a largada nas operações no Brasil. E a ordem é estugar.
No mês de maio, o grupo implantou fábrica em Manaus e uma loja em São Paulo. Delas, por enquanto, não sai nenhuma moto pilotada pelo algoritmo. Em vez disso, elas entregam outros modelos “mais obedientes” da marca. Por enquanto, os humanos ainda controlam o guidão e as ruas — mas a perceptibilidade sintético já deu seta e aparece no retrovisor.
https://revistaoeste.com/tecnologia/motogpt-chineses-lancam-scooter-pilotada-por-inteligencia-artificial//Manadeira/Créditos -> REVISTA OESTE