Agentes do Ministério Público (MP) encontraram 17 corpos em uma moradia abandonada no município de Irapuato, no estado mexicano de Guanajuato (núcleo). Conforme as autoridades, trata-se de uma região assolada pela violência do delito organizado.
Os corpos foram encontrados nos dias 23 e 24 de maio, durante uma batida no contextura de uma investigação sobre pessoas desaparecidas, informou à prensa, nesta terça-feira (27), o secretário do governo de Guanajuato, Jorge Jiménez.
Cinco dos corpos foram identificados e correspondem a quatro homens e uma mulher que tinham sido dados uma vez que desaparecidos. “Seus familiares estão sendo informados”, acrescentou Jiménez.
Entre os corpos encontrados havia pelo menos 11 homens e duas mulheres, detalhou o MP sítio, que também encontrou facas, facões, picaretas e pás. “Os corpos recuperados foram trasladados para os laboratórios forenses para estudo e identificação”, informou a entidade.
Guanajuato é um importante núcleo industrial com montadoras de veículos, uma vez que as japonesas Mazda e Toyota, e abriga destinos turísticos muito procurados.
Mas a região costuma ser sacudida pela violência devido a confrontos entre o Monopólio Jalisco Novidade Geração, um dos mais poderosos do México, e o grupo Santa Rosa de Lima. O estado tem tapume de 3.600 desaparecidos, dos mais de 120 milénio registrados no México.
Em 2024, foi o estado mexicano com o maior número de homicídios (3.151), segundo dados oficiais, pouco mais de 10% dos registrados em todo o país no ano pretérito. Leste ano, Guanajuato já soma 1.260 homicídios.
A invenção dos 17 corpos foi anunciada quase um mês depois de a Procuradoria-Universal confirmar a invenção de “44 sobras ósseos” em valas clandestinas na cidade de Ixtlahuacán (estado de Colima, oeste), posteriormente mais de um ano de averiguações.
Créditos (Imagem de revestimento): Núcleo histórico de Irapuato, no México/Foto: Juan Carlos Fonseca Mata/Wikimedia Commons
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/17-corpos-sao-encontrados-em-uma-casa-abandonada-em-cidade-historica-no-mexico/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene