Sim, com Trump, a resposta é rápida e fulminante. Nesta terça-feira (8), a secretária de Prensa da Moradia Branca, Karoline Leavitt, confirmou que tarifas de 104% dos Estados Unidos sobre a China entram em vigor na quarta-feira (9).
Na segunda-feira, o presidente americano, Donald Trump, havia ameaçado taxar a China em mais 50% caso Pequim não voltasse detrás em medidas retaliatórias até esta terça, o que não aconteceu.
Mais cedo, o republicano chegou a proferir que aguardava uma relação do governo chinês para um consonância que evitasse aumento das disputas tarifárias entre os países.
“A China também quer fazer um consonância, muito, mas eles não sabem uma vez que debutar. Estamos esperando a relação deles. Vai sobrevir!”, escreveu Trump nas redes sociais.
Os novos 50% de tarifas se somariam aos 20%, implementados em março, e os 34% anunciados na semana passada, chegando ao totalidade de 104%.”
A China, por sua vez, prometeu “lutar até o termo” e acusa os Estados Unidos de praticarem unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica com a imposição de tarifas adicionais de 34% sobre produtos chineses. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que a postura americana de colocar seus próprios interesses supra das regras internacionais prejudica a segurança da produção global e da prisão de suprimentos, além de comprometer a recuperação econômica mundial.
Não está simples se o presidente Xi Jinping se reunirá com Trump para discutir uma solução. Questionado sobre essa possibilidade, Lin disse que o tema deve ser tratado por outros departamentos. “Pressões e ameaças não são o caminho notório para mourejar com a China. Defenderemos firmemente nossos direitos e interesses legítimos”, afirmou.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/04/sem-rodeios-trump-manda-resposta-rapida.html/Nascente/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE