Em escavações recentes na antiga colônia romana de Liternum, atual Giugliano in Campania, na região metropolitana de Nápoles, arqueólogos descobriram estruturas funerárias e o túmulo de um gladiador da vida real.
Liternum foi uma colônia que o Predomínio Romano estabeleceu no final do século 2 a.C., na atual região da Campânia, no sul da Itália. A colônia atingiu seu auge nos séculos 1 e 2 d.C. devido à construção da Via Domiciana A estrada romana fez com que Liternum se tornasse um grande meio mercantil para as indústrias locais.
Desse modo, a Superintendência de Arqueologia e Belas Artes da Região Metropolitana de Nápoles realiza escavações na região há alguns anos. O foco mais recente do projeto é a necrópole de Liternum. No sítio, os arqueólogos encontraram o túmulo e o epitáfio de um velho gladiador.
Publicidade
Ou por outra, segundo expedido do órgão na última sexta-feira (21), os arqueólogos encontraram dois recintos mortuários da escol romana, um mausoléu de blocos reticulados (opus reticulatum) e mais de 20 túmulos.
Simona Formola, que liderou as escavações, revelou túmulos ao estilo “capuccina”, que cobriam os mortos com pedras de cerâmica. De pacto com os arqueólogos, os túmulos são do termo século 1 a.C. e do século 3 d.C.. A invenção fornece novos insights sobre a cronologia dos rituais funerários romanos.
Obviamente, o túmulo do gladiador despertou o interesse dos arqueólogos, sobretudo as inscrições em mármore do epitáfio. De pacto com os pesquisadores, o túmulo serve uma vez que vasqueiro lembrete sobre o papel e a memória desses combatentes na sociedade romana.
Ou por outra, o túmulo do gladiador sugere que Liternum também era a lar de muitos desses combatentes, que viveram e foram enterrados na colônia.
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/arqueologos-acham-tumulo-de-gladiador-da-vida-real/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene