A Justiça de Lençóis Paulista (SP) absolveu 21 trabalhadores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terreno) das acusações de formação de quadrilha e crimes contra o patrimônio pela invasão de uma herdade da empresa de sucos Cutrale em 2009.
Os sem-terra foram acusados de roubar equipamentos e fertilizantes, além de terem destruído murado de 15 milénio pés de laranja com um trator, em ação que foi filmada por um helicóptero da PM e veiculada em diversos meios de informação.
Os sem-terra reivindicavam que a propriedade fosse destinada à reforma agrária. Alguns integrantes foram presos.
Na decisão, a juíza Natasha Gabriella Azevedo Motta disse que a denúncia não aponta conduta individualizada dos responsáveis pelo ato, o que não permitiu sua ampla resguardo.
Publicidade
A magistrada ainda entendeu, em sua decisão datada de 21 de março, que as testemunhas arroladas pela arguição não ratificaram as versões apresentadas por policiais civis e militares que estiveram no lugar no dia da ação.
Outrossim, afirmou que “não apontaram as lideranças do movimento invasor e seus demais membros, não sabendo indicar os responsáveis pelos danos e pelas subtrações, com mínimo relato da atuação de cada um dos seus agentes”.
Segundo Roberto Rainha, jurisconsulto do MST, a decisão é “um marco importante contra a criminalização dos movimentos e da luta social”.
Manancial/Créditos: FolhaPress
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/justica-absolve-21-integrantes-do-mst-que-invadiram-e-vandalizaram-fazenda-em-sp/Manancial/Créditos -> Aliados Brasil Solene