Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e superintendente do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, compartilhou uma publicação no X que convoca manifestações pelo impeachment do presidente Lula. O post original, feito pelo usuário Mario Nawfal, exibe fotos de protestos que culminaram na queda de Dilma Rousseff em 2016.
Musk acrescentou um “Wow” à postagem original, que ganhou visibilidade rapidamente, com mais de 17,9 milhões de visualizações na manhã deste sábado. A mensagem foi compartilhada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, porquê o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federalista Eduardo Bolsonaro. O compartilhamento de Musk ocorre em um momento de baixa popularidade do governo Lula. Em dois meses, a aprovação do petista caiu de 35% para 24%, segundo o Datafolha. Esse é o menor nível atingido por Lula em seus três mandatos presidenciais.
A reprovação do petista também é recorde: subiu de 34% para 41% desde a última pesquisa do instituto, divulgada em dezembro de 2024.
O pedido de impeachment de Lula
Parlamentares da oposição protocolaram um superpedido de impeachment de Lula, fundamentado nas acusações de falhas na realização do programa Pé-de-Meia. O requerimento é de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). O TCU bloqueou 6 bilhões de reais do programa por alegadas irregularidades. O montante corresponde a recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc). Esses valores são destinados a um fundo privado, divulgado porquê FIPEM, criado para financiar o programa Pé-de-Meia.
O motivo para o bloqueio está relacionado ao financiamento do FIPEM, que é feito por meio desses fundos sem a devida autorização orçamentária, uma vez que os recursos de fundos privados não estão incluídos no Orçamento da União e não são geridos pelo Tesouro Vernáculo.
O Tribunal de Contas justificou o bloqueio alegando que os 6 bilhões de reais não estavam previstos no orçamento de 2024, o que violaria as regras fiscais em vigor, porquê o novo busto fiscal e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
As quentinhas ‘invisíveis’ do governo Lula
Uma vez que mostramos, a ONG Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar firmou um contrato de 5,6 milhões de reais com o Ministério do Desenvolvimento Social para repartir quentinhas a pessoas em vulnerabilidade social.
Todavia, não há sinais de produção e distribuição de mantimentos nos endereços informados ao governo federalista das entidades contratadas pela organização para fazer o serviço, segundo informações do jornal O Orbe.
Wow https://t.co/h60jVrODzY
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025