Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o predilecto na corrida presidencial de 2026, apesar de estar em seu pior momento de popularidade desde o início deste procuração.
Nos cenários testados, Lula vence todos os candidatos de oposição em primeiro e segundo turnos. A pesquisa foi feita de 23 a 26 de janeiro de 2025, com 4,5 milénio brasileiros.
No cenário mais apertado para o petista em um eventual segundo vez, Lula aparece com 41% das intenções de voto contra 35% do cantor Gusttavo Lima (sem partido). Uma diferença de 6 pontos percentuais. Contra Eduardo Bolsonaro (PL) ou Pablo Marçal (PRTB), o presidente aparece com 44% diante de 34% de ambos os candidatos.
Em uma possibilidade de Lula disputar o segundo vez com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece 9 pontos percentuais avante. Lula tem 43% de intenções de voto contra 34% de Tarcísio.
A pesquisa testou seis cenários de segundo vez, sendo que em nenhum deles o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece, uma vez que ele está inelegível e não pode concorrer no pleito do próximo ano.
Além dos nomes supra, foi testado um eventual segundo vez de Lula com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em ambos os cenários, a vantagem do petista é ampliada. Lula teria 45% de intenções de voto, diante de 28% de Zema e 26% de Caiado.
A pesquisa sai uma semana depois do mesmo instituto de pesquisa revelar que, pela primeira vez desde o início do procuração, o governo Lula é mais reprovado do que validado pelos brasileiros. São 49% dos brasileiros que reprovam a gestão contra 47% que a aprovam.
Os números da pesquisa sobre o primeiro vez
A pesquisa também traz os cenários de 1º vez, onde Lula varia de 30% a 33% e fica em primeiro contra todos os demais candidatos.
Confira os quatro cenários de primeiro vez testados:
No cenário natural, onde não são revelados os nomes aos entrevistados, Lula e Jair Bolsonaro (PL) empatam com 9% cada; e só Gusttavo Lima é outro citado, com 1%.