Lucas Moura abriu o placar para o Tricolor, mas Guilherme, que fez dois gols, e Gabriel Bontempo definiram a vitória do Peixe, que vinha de três derrotas seguidas; equipe do Morumbi perdeu invencibilidade
O Santos voltou a vencer no Campeonato Paulista ao derrotar o São Paulo por 3 a 1, de viradela, neste sábado (1), na Vila Belmiro, um dia em seguida a badalada apresentação de Neymar, que teve morada lotada e uma série de atrações — entre elas Supla e Mano Brown. O clássico, válido pela sexta rodada do torneio, começou com 45 minutos de demorado devido às fortes chuvas na Baixada Santista. O resultado encerrou uma sequência de três derrotas do Peixe e colocou a equipe na vice-liderança do Grupo B, com sete pontos, mesma pontuação do líder Guarani, que leva vantagem no saldo de gols. Já o Tricolor perdeu a invencibilidade, mas segue líder do Grupo C, com 10 pontos.
O confronto começou movimentado e logo aos seis minutos o técnico do Santos, Pedro Caixinha, foi expulso em seguida reclamação acintosa contra a arbitragem. Pouco depois, o São Paulo criou a primeira grande chance: Luciano tabelou com Calleri e finalizou mal na rostro do goleiro Gabriel Brazão. Aos 35 minutos, o Tricolor abriu o placar. O centroavante venceu a marcação e cruzou rastejante para Lucas Moura, que girou dentro da superfície e finalizou com precisão.
A reação santista veio ainda no primeiro tempo. Aos 41 minutos, Gabriel Bontempo chutou cruzado e Guilherme, na pequena superfície, completou para o gol. O lance foi revisado pelo VAR e validado uma vez que o gol de número 13 milénio da história do Santos, clube recordista de gols no futebol mundial. Na segunda lanço, o São Paulo voltou pressionando, mas o Peixe aproveitou os espaços. Aos 8 minutos, Tiquinho Soares deu belo passe para Soteldo, que deixou Gabriel Bontempo em boas condições para marcar o segundo gol santista.
Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Com o Tricolor tentando buscar o empate, o Santos ampliou aos 26 minutos. O boliviano Miguelito encontrou Guilherme, que finalizou rastejante para definir o placar em 3 a 1. Nos minutos finais, Luciano quase diminuiu para o São Paulo em grande jogada individual, mas foi travado pela resguardo santista. Com a torcida enlouquecida, o Alvinegro administrou a vantagem até o assobio final e garantiu a vitória. O Santos volta a campo na quarta-feira (7), às 21h35, contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, em uma partida que pode marcar a reestreia de Neymar. Já o São Paulo recebe o Mirassol no mesmo dia, às 19h30, no MorumBis.
*Reportagem produzida com auxílio de IA