O deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) fez uma publicação em seu perfil na rede social X, nesta quinta-feira (23), na qual sugeriu realizar uma revelação pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo dia 16 de março.
– 16/03 – a gente na rua para tirar o Lula? – escreveu o político, sem dar maiores detalhes sobre o provável ato.
Nos últimos dias, políticos que fazem oposição ao presidente Lula (PT) tem usado as redes sociais para sugerir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seguida o Tribunal de Contas da União (TCU) bloquear verbas do programa Pé-de-Meia, talhado a custear bolsas para estudantes do ensino médio.
O tópico chegou a figurar entre os mais falados no X, rede na qual os parlamentares oposicionistas têm criminado Lula de ter cometido uma “pedalada fiscal” e violação de responsabilidade, mesmos motivos que fizeram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por decisão do Congresso, perder o incumbência em 2016.
Uma das entusiastas da iniciativa de pedido de impeachment, a senadora e ex-ministra de Bolsonaro Damares Alves (Republicanos-DF) disse nesta sexta que “chegou a hora de colocar ordem na mansão”, junto a duas manchetes sobre o bloqueio das verbas e a reação dos opositores ao governo petista.
Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que Lula “imitou Dilma e pedalou”, o que, segundo ele, faz com que “seu único rumo” seja o impeachment. O deputado federalista Hélio Lopes (PL-RJ), por sua vez, publicou um trecho de uma entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à CNN, nesta quinta, na qual o líder conservador foi questionado sobre a brecha do eventual processo.
– Se pintar o clima, estamos na rua para o impeachment. Não pode um presidente ser irresponsável desse jeito, fazer um programa desses às vésperas das eleições municipais. Imagina se fosse eu? – disse Bolsonaro, que afirmou não ter se inteirado de toda a situação e que, nesse primeiro momento, não quer encabeçar a ação.
*Com informações AE