O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tomou posse nesta segunda-feira (20/1). Em uma publicação nas redes sociais, o petista falou sobre as relações entre os dois países e manifestou o libido de “seguir avançando em parcerias”.
“Em nome do governo brasílio, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no saudação reciprocamente e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, uma vez que o transacção, a ciência, a instrução e a cultura”, escreveu Lula nas redes sociais.
Lula, que nunca teve uma relação próxima com Trump, complementou: “Estou patente de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Libido ao presidente Trump um procuração exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.
O presidente brasílio não acompanhou a solenidade de posse, mas enviou a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti para simbolizar o governo. Parlamentares de oposição, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também foram à cerimônia.
Sem recontro
Mais cedo, durante a introdução da reunião com ministros, Lula falou sobre o porvir das relações com os Estados Unidos. Ele afirmou não querer “recontro” e desejou uma gestão “profícua” ao republicano.
“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode promover problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, uma vez que presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o americano melhore e para que os americanos continuem a ser parceiros históricos do Brasil”, ressaltou o petista.