O ex-presidente Jair Bolsonaro vai apresentar ao ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes, um invitação solene para a posse de Donald Trump, a término de obter autorização para viajar e participar da cerimônia programada para o dia 20 de janeiro. A informação foi divulgada pelo jurisconsulto e ex-ministro da Secretaria de Notícia de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, em uma publicação no X (macróbio Twitter).
De conformidade com Wajngarten, a resguardo de Bolsonaro cumprirá as exigências estabelecidas pelo ministro, anexando toda a documentação necessária ao processo. “A resguardo do Presidente Bolsonaro fornecerá e cumprirá as exigências do ministro Alexandre, juntando aos autos toda a competente documentação”, escreveu o jurisconsulto.
Bolsonaro, atualmente impedido de deixar o Brasil devido à retenção de seu passaporte, protocolou o pedido formal ao STF na última sexta-feira, dia 10 de janeiro.
No requerimento, o ex-presidente solicita autorização para viajar a partir do dia 17 de janeiro, com retorno previsto para o dia 22. O objetivo da viagem é exclusivamente participar da posse de Trump, evento marcado para ocorrer em Washington, no dia 20 de janeiro.
Essa não é a primeira vez que a resguardo de Bolsonaro solicita a liberação do passaporte. O pedido já foi refutado por Alexandre de Moraes em outras ocasiões, sob o argumento de que o documento é necessário para prometer a efetividade das investigações em curso.
A novidade solicitação, desta vez, tem o peso de estar associada a Donald Trump… Moraes terá coragem de negar?