Na próxima segunda-feira (25/11), no Dia Pátrio do Doador de Sangue, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) completa 80 anos. A unidade, que é o maior hemocentro do estado do Rio de Janeiro, preparou uma programação privativo, que inclui o lançamento da campanha “Unidos pelo Sangue”, a partir das 8h30, com uma série de atividades para ressaltar a relevância da doação de sangue uma vez que um gesto solidário e de paixão ao próximo, que salva vidas.
A fenda solene, marcada para às 8h30, contará com a presença de artistas e influenciadores. Às 9h, os comediantes do Grupo 4K farão a apresentação “Comédia entre Amigos”, seguida de um cortejo músico pelas dependências da unidade. Paralelamente, os artistas plásticos independentes do subúrbio carioca, André Rongo e Alfredo Borret, realizarão intervenções no recinto do Hemorio.
O artista vai preparar um grafite em tapume gigante, onde os doadores poderão deixar mensagens de fomento à doação e sua assinatura. Já Alfredo produzirá milénio ímãs de geladeira, feitos com tampinhas de garrafa, que serão distribuídos aos doadores. O Hemorio também irá fazer homenagens aos doadores mais antigos e mais assíduos e às famílias doadoras.
“O estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federalista, além do próprio hospital, que atende a pacientes com doenças hematológicas uma vez que anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras. Por isso o doador é peça fundamental nessa engrenagem, zero mais justo do que homenageá-los. É uma forma de agradecer por nascente gesto sublime e de paixão ao próximo”, afirma Dr. Luiz Amorim, diretor da unidade.
De janeiro até o dia 21 de novembro deste ano, o Hemorio recebeu 81.792 doações. A estimativa é chegar a 92 milénio até o termo do ano. “Com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo as doações tendem a tombar também entre 10% e 15%. Somente com o escora de doadores de sangue conseguiremos manter os estoques equilibrados, por isso a mobilização precisa ser regular”, diz Amorim.
Cozinhar tá no sangue
Pelo sexto ano continuado a campanha “Cozinhar tá no Sangue”, iniciativa da Food-se, empresa de branding especializada em gastronomia, vai reunir um time de chefs de cozinha uma vez que Janaína Torres, Carole Crema, Tati Lund, Danilo Parah e João Paulo Frankenfeldse em ações nas redes sociais para incentivar a doação de sangue.
Esta é a sexta edição do evento em parceria com o Hemorio e nesta segunda (25/11), a chef Renata Iglesias – fundadora da Food-se e idealizadora da ação conjunta – estará no Salão do Doador do Hemorio para doar sangue e falar sobre a iniciativa.
Outras ações acontecem ao longo da semana:
Segunda-feira (25/11)
8h30: Evento de fenda com participação de artistas e influenciadores digitais;
9h: Apresentação do grupo de comédia 4K com o show “Comédia entre amigos”;
No percurso do dia: Cortejo músico passeia pelo Hemorio; André Rongo e Alfredo Borret fazem mediação artística no recinto do Hemorio e distribuem suvenires;
Terça-feira (26/11)
9h30: Bateria do Botafogo Samba Club convoca torcedores para doação de sangue;
Quarta-feira (27/11)
9h: Rei Momo, Kaio Mackenzie, e rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, agitam a sarau junto da bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel;
Quinta-feira (28/11)
10h – Apresentação da margem Trio de Voz e Violão – Vozes do Coração;
Sábado (07/12)
7h às 19h – 2 anos da Cazé TV no Hemorio com a intenção de percutir a meta de doação do ano anterior.
O que é preciso para doar sangue?
- Ter entre 16 e 69 anos de idade
- Tarar mais de 50 kg
- Estar em boas condições de saúde
- Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não é necessário estar em jejum, somente evitar vitualhas gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação
- Não fumar duas horas antes da doação
- Apresentar um documento solene com foto, uma vez que carteira de identidade, carteira pátrio de habilitação, passaporte, entre outros
- Menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável lítico
- Alguns medicamentos podem impedir a doação e se tiver feito tatuagem em período subalterno a seis meses também. Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, cancro, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue também impedem a doação.
Uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou vincular para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número (21) 3916-8310