Ao fazer uma estudo do resultado eleitoral das eleições nos Estados Unidos deste ano, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a esquerda brasileira tem de encarar a vitória de Donald Trump uma vez que um “sinal de alerta” de que uma eventual rota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 não é “uma hipótese inteiramente descartada”.
As declarações aconteceram durante entrevista ao portal Metrópoles publicada neste domingo (10). Na ocasião, o parlamentar afirmou ter recebido o desempenho dos democratas com surpresa negativa.
– Naturalmente que todos nós recebemos com uma certa surpresa, porque se esperava que fosse uma eleição mais disputada e que o desempenho do Partido Democrata fosse melhor. Obviamente que o resultado lá tem que deixar para todos nós um sinal de alerta – ponderou.
Na sequência, ele avaliou que, “até muito pouco tempo o Donald Trump poderia ser considerado uma espécie de acidente na história”, teoria que se provou equivocada nestas eleições.
– A eleição dele de 2016 e o governo de 2017 a 2021 foi na verdade, visto uma vez que um acidente de trajectória. Mas agora, com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na Câmara, a maioria no Senado já tem a maioria dos integrantes da Suprema Golpe. Logo, todas as condições para fazer o governo que ele queira, uma vez que queira, ele tem hoje. Logo realmente se vê com preocupação – reconheceu.
O parlamentar apontou que, dadas as semelhanças recentes entre os cenários políticos brasílio e estadunidense, há a possibilidade de que o que chamou de “extrema-direita” volte ao poder.
– E o alerta surge para nós, porque passamos por um governo com características muito semelhantes e a vitória do presidente Lula foi entendida por nós e por muita gente uma vez que um ponto final na experiência da extrema-direita no Brasil. Já vimos que não é muito assim, mas podemos agora ter a fé de que ela pode voltar, seja com o próprio Bolsonaro, se ele conseguir ter a quesito de elegibilidade, seja por meio de alguém que represente esse projeto – adicionou.
Apesar da estudo, Costa disse considerar precipitado encontrar que Lula perderá a reeleição.
– Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição, não. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas sem incerteza, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada – assinalou.