Durante audiência das testemunhas arroladas pela Procuradoria-Universal da República (PGR) e pelas defesas dos réus do núcleo 1 da suposta trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), se irritou com o legisperito Eumar Novak, responsável pela resguardo do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
Posteriormente o legisperito repetir o questionamento sobre a participação de Torres em reuniões com a presença do general de Tropa Marco Antônio Freire Gomes, Moraes disse que não permitiria “circo” em seu tribunal.
Não estamos cá para fazer circo. Não vou permitir que Vossa Vantagem faça circo no meu tribunal. Não adianta permanecer repetindo seis vezes a mesma pergunta – disse o ministro.
A fala do magistrado gerou críticas por secção de políticos e juristas. O legisperito constitucionalista André Marsiglia, apontou que, de trajo, “não é o povo o possuidor do circo”.
– Engraçado, uma vez que o STF está previsto na Constituição e ela foi elaborada por parlamentares, representando o povo, achei que o tribunal fosse nosso. Mas, tem razão, ministro, não é o povo o possuidor do circo.
Além dele, a doutora em Recta Érica Gorga foi às redes sociais para proferir que “acabamos de desvendar que o STF já foi privatizado”.
– Acabamos de desvendar que o STF já foi privatizado, justamente durante um governo de esquerda que se diz contra a privatização. E, nesse caso, de maneira inconstitucional. Isso sim é um circo.
Para o deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG), Moraes “cospe na Constituição”.
– O faceta cospe na Constituição, labareda o tribunal de seu e o Senado caladinho. Era um impeachment pra esse mimado permanecer no lugar dele.
Quem também criticou a reação de Moraes foi o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP). Ele citou ainda o deputado federalista licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e só retornará ao Brasil depois que Moraes “for sancionado” pelo governo americano.
– “MEU TRIBUNAL”? NOSSO REPÚDIO! Mais uma fala absurda do Alexandre de Moraes, se referindo ao STF uma vez que “meu tribunal”. Uma confissão escancarada daquilo que há tempos denunciamos: o aparelho da Justiça por figuras que se acham supra da lei, do povo e das instituições. Eles acreditam que podem tudo — prender, silenciar, intimidar — mas nós não vamos nos desnivelar. Não vamos deixar a trincheira. Quero também registrar cá minha espanto pelo trabalho que o deputado federalista Eduardo Bolsonaro está fazendo fora do país. Ele abriu mão da convívio com a família, do procuração, do salário, para denunciar os abusos do nosso Judiciário e buscar pedestal internacional. Eduardo, você tem meu saudação, meu pedestal e minhas orações. Essa luta é justa e necessária. O Brasil vai se levantar contra esses tiranos. E a liberdade vai vencer.
Manadeira/Créditos: Pleno News
Créditos (Imagem de cobertura): Foto: Fellipe Sampaio /STF
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/moraes-e-criticado-por-politicos-e-juristas-cospe-na-constituicao/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene