Diagnosticado com cancro de próstata, o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, também recebeu a notícia de que o tumor sofreu metástase nos ossos, o que torna seu quadro de saúde ainda mais frágil.
A metástase ocorre quando as células do cancro extrapolam o lugar onde se iniciaram, se espalhando para outras regiões do corpo por meio do fluxo sanguíneo. Com isso, elas podem gerar outros tumores. No caso de Biden, as células cancerígenas se fixaram e cresceram nos ossos.
Esse progressão da doença leva a dificuldades de locomoção, possíveis fraturas, náuseas, vômitos, confusão mental, fraqueza, entre outros sintomas.
O cancro de próstata é o segundo mais geral entre os homens no Brasil, detrás somente do cancro de pele. Ele surge no sistema reprodutor masculino, mais precisamente em uma glândula que fica localizada inferior da varíola, ligando-a ao orifício extrínseco do pênis. Esse tipo de cancro já costuma ser hostil, e só sofre metástase quando está avançado.
Segundo o gabinete de Biden, seu tumor é de estágio 9 de agressividade, com base em uma graduação chamada escore de Gleason, que vai de 1 a 10. Entre os sintomas, estão dificuldade de urinar e sangue na urina. A equipe do democrata disse que foram justamente os sintomas urinários que o fizeram buscar atendimento médico.
Depois a notícia de seu diagnóstico, Biden recebeu muitos votos de melhora, inclusive de seu justador político, o presidente dos EUA Donald Trump. O democrata frisou sua gratidão pelo escora.
– O cancro nos afeta a todos. Uma vez que muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com paixão e escora – assinalou Biden.
Cancer touches us all. Like so many of you, Jill and I have learned that we are strongest in the broken places. Thank you for lifting us up with love and support. pic.twitter.com/oSS1vGIiwU
— Joe Biden (@JoeBiden) May 19, 2025
Créditos (Imagem de capote): Joe Biden Foto: EFE/EPA/Michael Reynolds
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/metastase-ossea-entenda-o-grave-diagnostico-de-joe-biden/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene