Os Correios divulgaram nesta segunda-feira (12) um projecto estratégico de trabalho para contornar o prejuízo de R$ 2,6 bilhões obtido em 2024 e melhorar o fluxo de caixa da empresa.
Entre as medidas anunciadas está o incentivo à redução de jornada de trabalho e, consequentemente, à redução do salário dos trabalhadores.
O documento foi divulgado internamente e disponibilizado pela empresa. Caso o projecto consiga inferir todos os itens apresentados, os Correios esperam forrar R$ 1,5 bilhão em 2025.
Para que a proposta funcione, a empresa espera narrar com o pedestal dos funcionários. São muro de 86 milénio profissionais que serão atingidos diretamente pelas medidas.
As medidas tomadas pela empresa são:
➡️Revisão da estrutura dos Correios Sede: redução de pelo menos 20% do orçamento de funções (redução dos cargos comissionados);
➡️Incentivo à redução da jornada de trabalho: subtracção do horário de trabalho para 6 horas diárias e 34h semanais. Atualmente, são 8h diárias e 44h semanais.
➡️Suspensão temporária de férias: a partir de 1º de junho de 2025, referente ao período aquisitivo deste ano. As férias voltarão a ser usufruídas a partir de janeiro de 2026;
➡️Prorrogação das inscrições para o Programa de Desligamento Voluntário (PDV): até 18 de maio de 2025, mantendo os atuais requisitos de elegibilidade;
➡️Incentivo à transferência, voluntária e temporária, de agente de correios: o pagamento do suplementar de atividade será o mais vantajoso para empregados;
➡️Convocação para o retorno ao regime de trabalho presencial: todos os empregados devem retornar ao trabalho presencial a partir de 23 de junho de 2025, com exceção daqueles protegidos por decisão judicial;
➡️Lançamento de novos formatos de planos de saúde: a escolha da rede credenciada será dialogada com as representações sindicais. A economia estimada será de 30%;
➡️Lançamento do marketplace próprio ainda em 2025;
➡️Captação de R$ 3,8 bilhões com o New Development Bank (NDB), para investimentos internos.
Aumento de despesas
No texto, a empresa estatal justifica o prejuízo que teve em 2024 e argumenta que a situação se deve aos impactos da “queda nas receitas com encomendas internacionais”, conforme mostrou o g1 em abril. Porém, reconhece um aumento de despesas no período.
A maior secção desse aumento de custos corresponde aos gastos com pessoal, que passou de R$ 9,6 bilhões em 2023 para R$ 10,3 bilhões em 2024.
No relatório de Demonstrações Financeiras, os Correios justificaram que esse aumento se deveu ao Convénio Coletivo de Trabalho assinado com mais de 80 milénio empregados (R$ 550 milhões).
Além do reajuste do vale sustento/repasto (R$ 41 milhões). Por isso, a empresa aponta a urgência de pedestal dos funcionários.
🔎Demonstrações financeiras são relatórios de contabilidade que mostram a situação financeira de uma empresa em um determinado período.
Prejuízo de R$ 2,6 bilhões
O déficit em 2024 é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, quando o prejuízo foi de R$ 597 milhões.
🔎O termo “déficit” significa que o gasto somado foi maior que a receita que os Correios conseguiram gerar no ano.
Na apresentação deste ano, os Correios reajustaram os dados de 2023 para melhor simbolizar as normas contábeis e, assim, o resultado final do ano anterior acabou subindo para R$ 633 milhões.
💲Esta é a primeira vez, desde 2016, que os Correios apresentam um prejuízo bilionário em suas operações. À era, a empresa teve prejuízo de R$ 1,5 bilhão (R$ 2,3 bilhões em valores atualizados).
Entre as justificativas dadas pela empresa para o resultado negativo, está o indumentária de que somente 15% das 10.638 unidades de atendimento terem superávit — quando as receitas são maiores do que as despesas.
Investimentos
Por outro lado, a empresa também justificou que houve um investimento de R$ 830 milhões ao longo de 2024, totalizando R$ 1,6 bilhões desde que a novidade gestão assumiu.
Nos últimos dois anos foram R$ 698 milhões na obtenção de novos veículos e outros R$ 600 milhões gastos em manutenção da infraestrutura operacional da empresa.
Secção dos veículos adquiridos faz secção do projecto estratégico da empresa, que estabelece um prazo de 5 anos para transição ecológica de suas atividades.
Desta forma, somente em 2024 foram adquiridos:
- 50 furgões elétricos;
- 3.996 bicicletas incumbência com baú; e 2.306 bicicletas elétricas.
- A empresa ainda comprou 1.502 veículos para renovar a frota já existente.
Apesar do prejuízo em 2024, a estatal reafirmou que manterá sua estratégia de investimentos que ampliem “soluções tecnológicas” e reduzam o impacto no meio envolvente.
“A sustentabilidade continuará a ser tema mediano em nosso dia a dia. Esperamos evoluir ainda mais em nossos propósitos de caráter social e ambiental”, afirmou a empresa.
Fluxo de caixa
Outra situação que afetou os Correios em 2024 e que tem trazido problemas para a empresa neste ano é a redução da liquidez financeira da empresa.
De entendimento com as Demonstrações Financeiras divulgadas na sexta-feira (9) passada, a empresa utilizou R$ 2.9 bilhões do moeda que estava no caixa e em aplicações financeiras, totalizando 92% do que estava aplicado em 2023.
Na apresentação mais recente, a empresa afirmou que tinha somente R$ 249 milhões nessas contas.
Essa escassez de moeda faz com que os Correios atrasem repasses e pagamentos aos envolvidos no processo de geração de receita da empresa.
Com isso, desde o primórdio de abril, transportadoras que prestam serviço para os Correios estão paralisadas ou trabalhando em um ritmo mais lento, o que resulta em uma lentidão maior para o envio e entrega de encomendas.
No primórdio do ano, a empresa também atrasou o repasse da percentagem das agências conveniadas – franqueados que prestam serviço de recebimento e despacho de encomendas.
Manancial/Créditos: G1
Créditos (Imagem de revestimento): Foto: Olhar Do dedo
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/em-crise-correios-lancam-proposta-que-preve-reducao-de-jornada-suspensao-de-ferias-e-fim-do-trabalho-remoto/Manancial/Créditos -> Aliados Brasil Solene