O presidente Lula está a caminho do Brasil depois de uma semana de viagem solene pela Ásia. A comitiva brasileira viajou com a missão de ampliar trocas comerciais com países asiáticos e se colocar uma vez que selecção para novos mercados e negócios, diante de um cenário de “tarifaço” dos Estados Unidos.
Adotando um tom mais conciliador, Lula disse que está disposto a negociar com Donald Trump: “não é porque nós temos divergência ideológica que dois presidentes não podem conversar, até porque no treino da presidência uma vez que gerente de Estado a gente não coloca a nossa questão ideológica na mesa. A gente coloca os interesses do Estado”.
Lula chegou a elogiar a postura de Trump na tentativa de um combinação de tranquilidade entre Rússia e Ucrânia.
“Eu poderia ser radical contra o Trump, mas na medida que o Trump toma a decisão de discutir a tranquilidade entre Rússia e Ucrânia que o biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a expor que nesse vista o Trump está no caminho manifesto”, disse o presidente.
O último dia da agenda de Lula na Ásia foi marcado por acordos e negociações com autoridades em Hanói, capital do Vietnã.
Ao discursar no fechamento do fórum econômico Brasil-Vietnã, Lula disse que espera que o negócio entre os dois países alcance R$ 15 bilhões até 2030.
Um combinação para exportar mesocarpo bovina brasileira também foi fechado durante a visitante. Antes do Vietnã, o presidente Lula cumpriu agenda no Japão, onde fechou mais de 10 acordos.
Questionado sobre a ida da primeira-dama Janja da Silva à França, o presidente rebateu: “ela faz viagem porque ela foi convidada pra fazer uma viagem e não foi pouca coisa. Ela vai continuar fazendo o que ela gosta porque a mulher do presidente Lula não nasceu pra ser dona de lar”.
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2025/03/lula-elogia-trump-por-mediacao-entre-russia-e-ucrania-esta-no-caminho-certo/ / Nascente/Créditos -> Agora Noticias Brasil