O aumento das temperaturas no Rio de Janeiro tem levado muitos cariocas a buscar refrigério no mar durante a noite, uma prática que, embora geral, não é recomendada pelo Corpo de Bombeiros. Desde o início de 2025, 13 pessoas já morreram por afogamento em banhos noturnos, e mais de 50 salvamentos foram realizados nesse período.
O Corpo de Bombeiros e a Resguardo Social têm emitido alertas para conscientizar a população sobre os perigos do banho de mar noturno. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras, a visibilidade reduzida à noite dificulta a identificação de riscos uma vez que correntes de retorno, ondas e pedras submersas, aumentando as chances de afogamento. Ele recomenda que, em caso de afogamento, as pessoas não tentem realizar o resgate por conta própria, mas sim acionem os guarda-vidas ou liguem para o número de emergência 193.
Desde o início do ano, quase 2.500 salvamentos foram realizados na orla do estado do Rio de Janeiro, evidenciando a premência de cuidados redobrados. A preocupação com os banhos noturnos e durante a madrugada é crescente, e as autoridades reforçam a preço de seguir as orientações de segurança para evitar tragédias.
Publicidade
Manadeira/Créditos: Jovem Pan
Créditos (Imagem de envoltório): FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/banho-de-mar-noturno-causa-13-mortes-por-afogamento-em-2025-no-rio-de-janeiro/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene