O enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para as negociações de reféns, Adam Boehler, fez uma dura aviso ao Hamas e afirmou que o grupo terrorista enfrentará uma “aniquilação totalidade” caso não libere imediatamente os reféns ainda mantidos em Gaza.
“Se eu tiver um juízo para o Hamas, é que libere todos os reféns imediatamente, porque se não, enfrentarão uma aniquilação totalidade”, declarou Boehler em entrevista à CNN.
As declarações ocorreram posteriormente a organização terrorista palestina ter entregado os corpos de quatro pessoas à Cruz Vermelha Internacional, incluindo os sobras de Ariel e Kfir Bibas, de 4 e 9 anos, respectivamente. Mas, o terceiro corpo não correspondia à mãe deles, Shiri Bibas, nem a outro refém israelense, o que Tel Aviv qualificou porquê “um miragem deliberado”.
Boehler confirmou que Israel o alertou antes do pregão solene. “Os israelenses nos chamaram, a mim, a Steve Witkoff e ao assessor de segurança Mike Waltz. Nos informaram que as provas forenses confirmaram de forma definitiva que as duas crianças foram brutalmente assassinadas em novembro, um mês posteriormente serem sequestradas”, revelou.
O Hamas havia afirmado anteriormente que a família Bibas morreu em um bombardeio israelense, versão que Israel desmentiu. Boehler ressaltou que a negativa do Hamas em entregar o corpo de Shiri Bibas representa “uma clara violação” do congraçamento de cessar-fogo. Aliás, ele lembrou que quatro cidadãos americanos ainda estão sob cativeiro em Gaza, junto com Edan Alexander, outro refém americano cuja família tem pedido repetidamente sua liberação.
“Se eu fosse o Hamas, entregaria os corpos e liberaria todos os reféns agora, porque a opção é a aniquilação totalidade”, reiterou Boehler.
O governo de Benjamin Netanyahu intensificou suas operações militares em Gaza e mantém a postura de não negociar com o grupo terrorista sem a liberação de todos os reféns.
Restituição imediata
Israel exigiu nesta sexta-feira a restituição imediata do corpo de Shiri Bibas, posteriormente o Hamas entregar os sobras de uma pessoa não identificada em lugar da refém. “Pedimos ao Hamas que devolva Shiri Bibas, assim porquê todos os reféns”, afirmou em Telegram o porta-voz do tropa israelense, Avichay Adraee.
A enunciação ocorreu posteriormente a identificação dos corpos dos filhos de Bibas, Ariel e Kfir, entregues pelo Hamas ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, no sul de Gaza. As autoridades israelenses acusaram o Hamas de ter assassinado as crianças enquanto estavam sob cativeiro em Gaza em novembro de 2023.
“De congraçamento com a avaliação das autoridades competentes e com base nas informações disponíveis e indicadores diagnósticos, Ariel e Kfir Bibas foram brutalmente assassinados em cativeiro por terroristas palestinos”, declarou Adraee.
Ele também afirmou que “o corpo suplementar não é o de Shiri, nem de qualquer outro refém israelense”, denunciando uma “violação flagrante” do congraçamento de cessar-fogo.
As crianças foram sequestradas junto com a mãe, Shiri, no kibutz Nir Oz, enquanto o pai, Yarden Bibas, foi conquistado pelo Hamas ao tentar protegê-los. “Yarden foi devolvido porquê segmento do congraçamento para o retorno dos reféns em 1º de fevereiro de 2025”, informou o tropa israelense em expedido.
“Compartilhamos a dor profunda da família Bibas neste momento tão difícil e continuaremos fazendo todos os esforços para entregar Shiri e todos os reféns o mais rápido provável”, concluiu o texto.
A recusa do Hamas em executar os acordos pode resultar em uma ofensiva ainda mais agressiva por segmento do tropa israelense, com o espeque da gestão Trump. Os Estados Unidos deixaram evidente que não tolerarão mais manobras dilatórias por segmento do Hamas e que a liberação dos reféns é uma prioridade absoluta.
(Com informações de EFE, AFP e The Associated Press)
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/02/trump-da-ultimato-e-ameaca-os.html/Nascente/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE