Embora esteja inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente adiante do presidente Lula (PT) em levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (18/2). Na simulação de segundo vez feito pelo instituto, o ex-mandatário venceria o petista.
Em um dos cenários estimulados da pesquisas Bolsonaro aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Lula tem 33,8%. Apesar da vantagem numérica do ex-presidente, os dois estão tecnicamente empatados na margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja o cenário estimulado pesquisado:
Jair Bolsonaro (PL): 36,0%
Lula (PT): 33,8%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Gusttavo Lima (sem partido): 5,1%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 2,7%
Eduardo Leite (PSDB): 2,7%
Helder Barbalho (MDB): 1,1%
Já no eventual segundo vez entre Lula e Bolsonaro, o levantamento aponta uma vitória do ex-presidente com 45,1% das intenções de voto contra 40,2% do atual patrão do Palácio do Planalto. A vantagem de Bolsonaro nesse cenário está supra da margem de erro da pesquisa feita pelo instituto Paraná.
O levantamento foi realizado entre a quinta-feira (13/2) e o domingo (16/2). Segundo o instituto, foram realizadas mais de 2 milénio entrevistas presenciais em 162 municípios dos 26 estados brasileiros e do Região Federalista. O proporção de crédito da pesquisa é de 95%, de consonância com dados do próprio Paraná Pesquisas.