A maioria da população brasileira é favorável à anistia para os presos do 8 de janeiro de 2023. De combinação com levantamento realizado pela pesquisa AtlasIntel, divulgado neste domingo (16), 51% dos entrevistados concordam que deve ser concedida a anistia aos envolvidos nos atos radicais, enquanto 49% são contra.
A pesquisa submeteu os entrevistados à seguinte pergunta: “Você é em prol ou contra as seguintes propostas que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado?”. A maior secção dos participantes (54%) selecionou a opção “em prol do galanteio de gastos”. Em segundo lugar (51%), está a aprovação da anistia.
O relator do projeto da anistia é o deputado federalista Rodrigo Valadares (União Brasil-SE). Ele estende o perdão a todos os participantes do 8 de janeiro, contemplando, inclusive, eventos subsequentes ou anteriores.
O relatório produzido por Valadares prevê a anistia a todos os que participaram de manifestações por motivação política e/ou eleitoral, ou deram base, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, base logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas de 8 de janeiro de 2023 até que a lei passe a vigorar.
Foram entrevistadas 817 pessoas, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, todas selecionadas de maneira aleatória pela internet. A margem de erro da exemplar é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de crédito da pesquisa é de 95%.