Israel recebeu um carregamento de bombas pesadas enviadas pelos Estados Unidos neste sábado (15). A medida aconteu posteriormente o presidente Donald Trump suspender um bloqueio de exportações de munições que havia sido imposto pelo ex-presidente Joe Biden.
– O carregamento de munições que chegou a Israel hoje à noite (sábado), divulgado pelo governo Trump, representa um recurso significativo para a Força Aérea e as IDF e serve porquê mais uma evidência da poderoso federação entre Israel e os Estados Unidos – disse o ministro de Resguardo da Israel, Israel Katz. A explosivo em questão é a MK-84, um tipo de explosivo não guiado, que pesa 907 kg, e tem vigor o suficiente para gerar um grande relâmpago de ruína, detonando até metais e concretos mais resistentes.
O explosivo potente foi enviado a Israel posteriormente as acusações recíprocas entre Israel e o grupo terrorista Hamas, de que ambos os lados não estaríam cumprindo todos os pontos do negócio de cessar-fogo.
De negócio com a CNN, Biden não permitiu que a MK-84 fosse exportada por receio de porquê ela seria usada na Filete de Gaza. Ainda assim, o democrata permitiu o envio de outros armamentos.