O Brasil vai enfrentar a partir da próxima segunda-feira (17) uma novidade vaga de calor. De negócio com o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, e Paraná, podendo se estender também para Goiás e Bahia.
De negócio com a Organização Meteorológica Mundial, uma vaga de calor ocorre quando as temperaturas máximas médias diárias superam em 5º C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos em uma extensão ampla.
São Paulo
Levantamento feito pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Resguardo Social do Estado de São Paulo, mostra que a cidade de São Paulo deve ter temperatura de até 33º C entre segunda e quarta-feira (19). Em Araçatuba, no interno do estado, a máxima deve chegar a 37º C, e cidades porquê Marília e Bauru vão superar os 36º C.
Chuva no Sul
Já o sul do país deve enfrentar chuva generalizada. Entre levante domingo (16) e a quarta-feira (19), a previsão é de um grande amontoado de chuva em grande secção do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e principalmente o oeste, sul, sudeste e leste do Paraná. Segundo o Climatempo, os volumes previstos vão variar entre 40 mm e 80 mm, podendo ultrapassar os 120 mm em alguns locais.