O deputado federalista André Janones (Avante-MG), padroeiro da imposição da graduação 6×1 no Congresso Vernáculo, compareceu a unicamente uma das 29 reuniões realizadas pela Percentagem de Relações Exteriores e de Resguardo Vernáculo (CREDN) em 2024. A única presença registrada do parlamentar ocorreu no encontro do dia 15 de maio.
Das 28 ausências, unicamente quatro foram justificadas. De consonância com o regimento da Câmara dos Deputados, os membros das comissões devem informar previamente qualquer impossibilidade de comparência, com o motivo sendo registrado em ata pela percentagem.
As reuniões da CREDN acontecem às 10h da manhã e têm duração média de três horas. Apesar da baixa frequência, Janones tem sido visto realizando corridas matinais, atividade que ele próprio divulgou em suas redes sociais e até sugeriu regulamentar por meio de um projeto de lei.
A postura do parlamentar levanta questionamentos sobre seu comprometimento com as atividades legislativas, mormente considerando seu posicionamento em prol de uma fardo horária mais rígida para os trabalhadores brasileiros. Até o momento, Janones não se pronunciou sobre suas ausências na percentagem.
As informações são do portal Poder360.