Uma novidade medida do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) amplia o uso de armamento por agentes ligados diretamente ao Gabinete Pessoal do Presidente. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (10) no Quotidiano Solene da União (DOU) e já está em vigor.
Quem Poderá Portar Armas?
De combinação com a norma, integrantes da Ajudância de Ordens, que compõem o Gabinete Pessoal do Presidente, estão autorizados a portar armamento institucional fornecido pelo Departamento de Segurança da Secretaria de Segurança Presidencial. A medida especifica que os agentes contemplados devem possuir porte de arma regulamentado.
A decisão foi assinada pelo ministro do GSI, Marcos Antônio Amaro dos Santos, e tem porquê finalidade fortalecer a segurança do presidente e de seu entorno súbito.
Publicidade
Motivo da Ampliação
O governo justificou a medida porquê uma forma de substanciar a proteção em situações de risco, principalmente em atividades e deslocamentos que envolvem o presidente da República.
Essa ampliação do uso de armamento institucional pelo Gabinete Pessoal do Presidente reflete a procura por maior controle e resposta a eventuais ameaças à segurança presidencial, seguindo as normas de porte e uso de armas já estabelecidas para os agentes.
Natividade/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de cobertura): Reprodução