Disponível no aplicativo e no site do Instituto Vernáculo do Seguro Social – dentro do portal gov.br, a ‘calculadora do INSS’ recebeu novas funções para ajudar os brasileiros a planejarem sua aposentadoria.
A instrumento permite revisar dados referentes a contratos de trabalho para calcular quanto tempo o trabalhador ainda precisa contribuir com INSS para poder dar ingressão no favor. Com os dados preenchidos, o simulador apresenta sete possibilidades e, em cada uma delas, informa quantos anos de taxa ou pontos ainda são necessários.
A perito em recta previdenciário Natacha Bublitz lembra que, quando o trabalhador der ingressão no pedido de aposentadoria, precisa estar com a documentação necessária para fundamentar todas as informações.
“Planejamento. Planejar essa aposentadoria, organizar todos os documentos. Fazer uma consulta com um jurisperito perito em recta previdenciário, para que faça uma instrução correta e adequada, e quando fizer o pedido administrativo, juntar todos os documentos. Não basta só informar, tem que fundamentar”, explica a advogada e membro da Percentagem de Seguridade Social da OAB/RS.
O INSS alerta que o resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante o recta à aposentadoria. Isto porque há condições especiais, uma vez que é o caso de professores e pessoas com deficiência, que não estão incluídas na instrumento.