O Operador Vernáculo do Sistema Elétrico (ONS) alertou que 11 estados estão com riscos de sobrecarga do sistema de força elétrica. De conformidade com o órgão, isso se dá por conta da força excedente produzida pelos painéis solares. +SP: Família serpente esforço em buscas por varão que teve sege arrastado por enxurrada
Quando a força produzida pelos painéis solares não é usada, ela volta para a rede elétrica, criando um “fluxo revirado”. Antes, a eletricidade seguia um caminho único: das grandes usinas até as subestações e, por término, para as casas e empresas.
Agora, com a geração distribuída, a força extra volta para a rede, criando uma espécie de mão dupla. Isso pode sobrecarregar as subestações, aumentando o risco de apagões, já que o sistema pode desligar para evitar danos.
O ONS é o responsável por gerenciar as operações das usinas e linhas de transmissão. Para evitar problemas, o órgão criou o Projecto de Operação Elétrica de Médio Prazo do Sistema Interligado Vernáculo (SIN).
Dentre os estados que podem ser atingidos, estão: São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Setentrião, Rio Grande do Sul e Roraima. +Acidente de avião no Alasca: corpos de piloto e passageiros são recuperados
Segundo o relatório, é importante fabricar estratégias para prometer o funcionamento eficiente da rede elétrica, diante dos desafios provocados pelo aumento da geração de força descentralizada.