Nem mesmo influenciadores que apoiaram a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixaram passar a mais recente enunciação do presidente sobre a inflação. Nesta quinta-feira (6), o ex-BBB e economista Gil do Vigor contestou publicamente a orientação dada por Lula, que sugeriu que os brasileiros devem deixar de comprar produtos caros para forçar uma redução nos preços.
“Se todo mundo tivesse consciência e não comprasse aquilo que está custoso, quem está vendendo teria que decrescer o preço para vender, senão vai estragar”, afirmou o petista durante uma entrevista às rádios baianas Metrópole e Sociedade.
A fala do presidente veio em meio à disparada dos preços dos vitualhas, um dos principais fatores que pressionam a inflação e afetam diretamente o poder de compra da população.
Gil do Vigor Explica Por Que a Enunciação Não Faz Sentido
Diante da repercussão, Gil do Vigor usou suas redes sociais para desmentir a tese simplista do presidente sobre oferta e demanda. Para o economista, a dinâmica da inflação é muito mais complexa e não pode ser resolvida exclusivamente com a escolha individual dos consumidores.
“A inflação não funciona de maneira tão simples assim”, explicou Gil.
Ele destacou que a subida dos preços é resultado de múltiplos fatores, porquê:
Dispêndio de produção
✔ Variação cambial
✔ Políticas fiscais e monetárias
✔ Incertezas no cenário econômico
“Muita gente acha que, se os preços estão altos, basta a população parar de comprar que tudo se resolve. Mas a inflação é um fenômeno multíplice, com múltiplas causas”, afirmou o economista.
Gil ainda pontuou que o governo tem um papel fundamental no controle da inflação e que não faz sentido transferir essa responsabilidade para o consumidor.
“Logo, gente, não dá simplesmente para a gente encontrar que o consumidor pode ou deva ser responsabilizado por alguma coisa porquê a inflação”, concluiu.
Reação nas Redes Sociais
O posicionamento do ex-BBB gerou grande repercussão entre os internautas. Muitos apontaram a ironia de um apoiador do governo precisar explicar conceitos básicos de economia para o presidente da República.
“Se até quem fez o L está tendo que emendar Lula, é porque a coisa está feia”, comentou um usuário no X (idoso Twitter).
Outros internautas aproveitaram para relembrar falas passadas de Lula que também foram cândido de críticas, mormente sobre a economia.
Enquanto isso, a inflação segue porquê um dos principais desafios para o governo. Dados recentes do Banco Meão indicam que o cenário de subida nos preços dos vitualhas deve persistir no médio prazo, aumentando a pressão sobre o Planalto.