O deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP) alertou sobre um suposto esquema que, segundo ele, estaria sendo aplicado não unicamente no Brasil, mas em diversas nações onde a democracia enfrenta ameaças. De forma direta, o parlamentar acusou o ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes, de utilizar o sistema judicial para criminalizar adversários políticos, com o objetivo de confirmar a permanência da esquerda no poder.
Eduardo Bolsonaro afirmou ter buscado espeque do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ressaltando que considera ilegítima qualquer eleição que não permita uma oposição livre e ativa.
“Bastou Jair Bolsonaro proferir que eu e Michelle seremos bons presidenciáveis, para hoje acordarmos com mais um vazamento para a prensa de um questionário comandado por Alexandre de Moraes nos relacionando com esse imaginoso golpe de 8 de janeiro de 2023”, declarou o deputado.
Segundo ele, o recta à ampla resguardo está sendo sistematicamente desrespeitado, citando porquê exemplo a prisão do general Braga Netto.
Eduardo Bolsonaro foi enfático ao declarar que “Alexandre de Moraes criminaliza toda a oposição”, contando com o respaldo do governo federalista. “Lula endossa essa narrativa, dizendo que é para preservar a democracia, e assim eles ficam com o caminho livre para se perpetuarem no poder”, concluiu.
Donald Trump, segundo fontes próximas, considera algumas decisões do STF uma cansaço diplomática séria. Há sinais de que sanções contra o Brasil estão sendo analisadas, tanto porquê forma de pressionar o governo brasílio, quanto para reafirmar o compromisso de Trump com a liberdade política de aliados estratégicos. Jornal da cidade