O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, anunciou nesta segunda-feira (3) que a província canadense proibirá empresas norte-americanas de participarem de contratos locais até que as tarifas impostas pelos Estados Unidos, anunciadas por Donald Trump e previstas para entrar em vigor na terça-feira (4), sejam removidas. – O Canadá não começou essa disputa com os EUA, mas pode ter certeza de que estamos prontos para vencê-la – escreveu Ford.
Em seu perfil na rede social X, Ford afirmou que empresas sediadas nos EUA “perderão dezenas de bilhões de dólares em novas receitas”, já que, segundo ele, o governo de Ontário destina anualmente 30 bilhões de dólares (tapume de R$ 176 bilhões) a compras e investe 200 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 1,1 trilhão) em seu projecto de construção. – Essas empresas só têm o presidente Trump para culpar. O premiê ontariano também anunciou o cancelamento do contrato da província com a Starlink, empresa de margem larga via satélite de Elon Musk.
– Ontário não fará negócios com pessoas determinadas a destruir nossa economia – acrescentou.
TRUMP CONVERSA COM PREMIÊ DO CANADÁ, EM MEIO A TARIFAS
Donald Trump informou ter conversado, nesta segunda-feira (3), com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, dois dias em seguida confirmar tarifas a produtos do país vizinho. Na publicação, Trump voltou a reclamar da postura dos canadenses em relação ao combate ao tráfico de drogas e à fenda do setor financeiro. – O Canadá não deixa nem os bancos dos EUA abrirem ou fazerem negócios por lá – criticou. Trump destacou as mortes ocorridas em seu país por consequência da ingresso de drogas pelo Canadá e México. – É uma guerra contra as drogas, e centenas de milhares de pessoas morrem nos EUA por droga que vem pelas fronteiras de México e Canadá – acrescentou.
REPUBLICANO RECLAMA DA MANEIRA INJUSTA COMO O CANADÁ FAZ NEGÓCIO
O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a reclamar da maneira “injusta” uma vez que o Canadá trata os Estados Unidos, durante entrevista a repórteres no Salão Oval da Vivenda Branca no período da tarde desta segunda-feira.
– Não somos muito tratados pelo Canadá – acusou.
Dias em seguida anunciar tarifa de 25% contra produtos canadenses, Trump repetiu que teve uma “boa” conversa com o premiê canadense, Justin Trudeau, mais cedo. Os dois voltariam a se falar ainda nesta segunda-feira.
O republicano não quis manifestar se pretende atingir uma pausa nos planos tarifários, uma vez que fez com o México.
Trump alegou que o Canadá “tira vantagem” dos EUA e disse ser “muito difícil” fazer negócios no país vizinho.
– Não precisamos que o Canadá faça nossos carros, não precisamos que nos deem a madeira deles, não precisamos deles para produtos agrícolas. Eles não compram nossos produtos agrícolas – reforçou.
O presidente norte-americano voltou a reportar ainda a teoria de tornar o Canadá o 51º Estado dos EUA.
*AE