A Câmara dos Deputados elegeu, neste sábado (1º/2), além de Hugo Motta (Republicanos-PB) presidente da Lar, os novos integrantes da Mesa Diretora. Asssim porquê Motta, eles vão permanecer no função pelos próximos dois anos.
A Mesa Diretora é composta por 11 pessoas, sendo uma delas o presidente. Além de Motta, os deputados formalizaram a escolha dos dois vice-presidentes, dos quatro secretários e dos quatro suplentes.
Confira inferior a lista dos nomes definidos para cada função:
- 1º vice-presidente – Altineu Côrtes (PL-RJ);
- 2º vice-presidente – Elmar Promanação (União Brasil-BA);
- 1º secretário – Carlos Veras (PT-PE);
- 2º secretário – Lula da Manadeira (PP-PE);
- 3º secretário – Delegada Katarina (PSD-SE);
- 4º secretário – Sergio Souza (MDB-PR);
- Suplentes – Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP).
Com 444 votos, Hugo Motta não conseguiu superar o predecessor e paraninfo de candidatura, Arthur Lira (PP-AL), que ocupou o função por dois mandatos. Em 2023, Lira também foi bem pelo governo e oposição e cravou 464 votos, maior votação absoluta.
Também concorreram à presidência da Câmara os Deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). Na eleição, van Hattem obteve 31 votos, e Henrique Vieira, 22.
Motta era o líder da bancada do Republicanos na Câmara e médico de formação. Casado e pai de dois filhos, está no quarto procuração na Lar. Foi eleito ao função pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, se tornando o deputado federalista mais jovem a assumir a função.
Agora, com 35 anos, se tornou o mais jovem presidente da Câmara.