A CNN Brasil acaba de vazar uma informação importante de uma reunião ministerial do governo petista. Lula já cogita não concorrer à reeleição em 2026, O ex-presidiário afirmou aos ministros que sua decisão dependerá da “vontade de Deus”. Com sua impopularidade crescente, revolta popular, economia em declínio e a recente vitória de Donald Trump, Lula “sentiu”.
Segundo relatos, Lula condicionou a decisão à sua saúde e mencionou casos que colocaram sua vida em risco. Entre os pontos, o petista citou uma viagem ao México, em outubro de 2023, quando um problema técnico obrigou a aeroplano presidencial a voar em círculos por tapume de cinco horas antes de pousar em segurança.
O esquerdista também dirigiu-se à cirurgia na cabeça que realizou em seguida uma queda no banheiro, um incidente que, segundo ele, poderia ter sido infalível sem o procedimento emergencial.
Apesar de cogitar a possibilidade de não concorrer, Lula pediu interesse dos ministros para prometer a vitória do governo nas eleições de 2026, independentemente de quem seja o candidato. Nos bastidores, a avaliação entre os auxiliares é de que Lula deve, sim, ser o nome do PT, já que não há, no momento, um sucessor com a mesma capacidade de pronunciação.