O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20) que sua principal motivação em 2025 será evitar a volta de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência em 2026.Jai
Durante a orifício da 1ª reunião ministerial do ano, Lula externou que o governo precisa prometer que o Brasil continue sendo um país democrático e que sua gestão atenda às demandas da população mais vulnerável.
“Tenho uma culpa e essa culpa é o que vai me motivar em 2025. A culpa é a gente não permitir, em hipótese alguma, que esse país volte ao horror do que foi o procuração do nosso predecessor. Para a gente prometer que a democracia vai prevalecer nesse país”, declarou o presidente.
Lula disse aos ministros que há uma movimentação acelerada dos adversários políticos e mencionou que, embora o governo não deva antecipar o calendário eleitoral, precisa focar no trabalho e na entrega de resultados à população. “2026 já começou para eles. E nós não podemos antecipar a campanha porque a nossa campanha é trabalhar, trabalhar e entregar para o povo aquilo que ele precisa”, disse.
O presidente também pediu atenção redobrada aos atos registrados em 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram sedes dos Três Poderes em Brasília. Lula alegou que é necessário solidar a democracia e evitar retrocessos: “Todos sabemos o que foi o 8 de Janeiro e o que poderia ter sucedido neste país se tivesse oferecido notório”.