O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, nesta segunda-feira (20), a decisão do ministro Alexandre de Moraes ao negar, mais uma vez, a restituição do passaporte do ex-mandatário para ir à posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.
Para o ex-chefe do Executivo, a negativa “é uma coisa inacreditável”. Na decisão, Moraes afirmou que havia risco de fuga do ex-presidente, indiciado em três casos diferentes.
“Eu fui convidado, apesar das fake news de alguns, a prensa do mundo todo divulgou isso aí, uma vez que a prensa do mundo todo está divulgando que eu não pude ir para lá por razão da decisão de um juiz, um juiz que é o possessor de tudo cá no Brasil, é possessor da sua liberdade. Ele abre questionário, ele te ouve, ouve o delator, ele é o promotor, ele é o julgador, ele encaminha o juiz pra fazer secção da audiência, tudo ele. Tira o seu passaporte… eu não sou réu, pô. “Ah ele pode fugir”, eu posso fugir agora, qualquer um pode fugir”, afirmou Bolsonaro em live do jornal Auriverde Brasil.
Na posse de Trump, que acontece nesta segunda-feira (20), Jair Bolsonaro será representado pelo rebento, Eduardo Bolsonaro, que está escoltado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
O governo brasiliano deve ser representado unicamente pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado a participa do evento.