Uma pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em 18 de janeiro de 2025, revela que 65,7% dos brasileiros acreditam que os preços dos produtos nos supermercados aumentaram desde que Luiz Inácio Lula da Silva reassumiu a presidência. Nascente índice representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 48,4% dos entrevistados tinham essa percepção.
Resultados da Pesquisa
- Aumento de Preços: 65,7%
- Preços Permaneceram Iguais: 20,6%
- Subtracção de Preços: 11,6%
- Não Sabe/Não Opina: 2,1%
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com uma modelo de 2.018 eleitores em 164 cidades de todos os estados e do Província Federalista. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de crédito de 95%.
Percepção da Situação Financeira
Além da percepção sobre os preços, a pesquisa também investigou a situação financeira dos entrevistados. Os dados mostram que:
- 33,2% afirmam que sua situação financeira piorou desde o início do governo Lula.
- 41,5% acreditam que sua situação permaneceu a mesma.
- Exclusivamente 23,9% indicam que a situação melhorou.
Esses resultados refletem um clima de pessimismo entre a população em relação à economia e ao impacto das políticas do governo atual.
Implicações Políticas
A crescente insatisfação com os preços e a situação econômica pode ter repercussões significativas para o governo Lula. Com uma maioria percebendo aumento nos preços e uma secção considerável da população relatando piora em sua exigência financeira, o governo enfrenta o duelo de restaurar a crédito dos eleitores e implementar medidas eficazes para moderar a inflação e melhorar a economia antes das próximas eleições.