Integrantes do Congresso dos Estados Unidos criticaram nesta quinta-feira (16) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), que impediu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de viajar para a posse de Donald Trump. Em publicação nas redes sociais, o Partido Republicano, por meio do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, chamou Bolsonaro de “patriota” e “companheiro da América” e defendeu sua participação no evento.
“Jair Bolsonaro é um companheiro da América e um patriota. Ele deve receber permissão para comparecer à posse do presidente Donald Trump”, declarou o Comitê. A decisão de Moraes negou a restituição do passaporte de Bolsonaro, citando indícios de que ele poderia usar a viagem uma vez que forma de evadir do Brasil para evitar uma eventual prisão.
O ministro acompanhou o parecer da Procuradoria-Universal da República (PGR), que considerou não possuir interesse público na presença do ex-presidente no evento, argumentando que ele não exerce missão que justifique representação solene do Brasil na cerimônia.