A deputada republicana Maria Elvira Salazar irá presidir o subcomitê de assuntos ocidentais na Percentagem de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos. A americana é opositora do ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes.
Em 2024, Salazar, que é correligionária do presidente eleito Donald Trump, liderou uma ofensiva no Congresso americano para impedir a ingresso no país de autoridades estrangeiras envolvidas em atos de increpação.
Essa será a segunda vez que Maria Elvira vai assumir o incumbência.
O Subcomitê do Hemisfério Ocidental tem jurisdição para atuar sobre a política externa dos EUA sobre a América Latina, o Caribe e o Canadá, lidando com questões porquê relações diplomáticas, imigração, sanções, parcerias econômicas, segurança internacional e legislação e monitoramento em áreas porquê direitos humanos, assistência em situações de desastres e empréstimos. As informações são do Metrópoles.
CONTRA MORAES
Dois congressistas norte-americanos protocolaram um projeto de lei, em setembro de 2024, mirando Moraes. A teorema de autoria dos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrel Issa previa que autoridades de outros países que pratiquem increpação contra cidadãos americanos não possam entrar nos Estados Unidos.
Uma das motivações da proposta era a figura de Alexandre de Moraes, que havia determinado o bloqueio da rede social X, ação que foi vista pelos republicanos porquê uma clara violação aos direitos do empresário Elon Musk.
– O ministro do Supremo Tribunal Federalista do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de frase contra cidadãos americanos porquê Elon Musk – declarou Maria Elvira Salazar em seu site.
Na idade, a parlamentar americana frisou ainda que “os agentes da increpação não são bem-vindos na terreno da liberdade, os Estados Unidos”.
Já Darrel Issa falou em “insulto de poder por segmento do Supremo Tribunal Federalista no Brasil”.