O mercado financeiro teve um dia de trégua nesta terça-feira (14), depois a divulgação da inflação ao produtor nos Estados Unidos. O dólar caiu para o segundo menor valor do ano. A bolsa de valores teve ligeiro subida.
O dólar mercantil encerrou esta terça vendido a R$ 6,046, com queda de R$ 0,052 (-0,85%). A cotação abriu próxima da segurança, mas passou a tombar depois que a inflação ao produtor norte-americano ter ficado inferior das expectativas. A moeda encerrou próxima das mínimas do dia.
Com o desempenho desta terça, o dólar acumula queda de 2,14% em 2025. A mote está no menor valor desde o último dia 9.
O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 119.299 pontos, com subida de 0,25%. O indicador alternou altas e quedas ao longo da sessão, até firmar a subida perto do termo das negociações, impulsionado por mineradoras e bancos.
Com o Congresso em recesso e sem notícias relevantes para a economia brasileira, o mercado seguiu o exterior. A inflação ao produtor nos Estados Unidos ficou em 0,2% em dezembro, inferior da expectativa do mercado.
A inflação menor que o esperado aumenta as chances de que o Federalista Reserve (Fed, Banco Medial norte-americano) incisão os juros básicos dos Estados Unidos ainda levante semestre. Na semana passada, a divulgação de que a maior economia do planeta tinha criado mais empregos que o previsto tinha reduzido as chances de incisão na primeira metade do ano. Quedas de juros em economias avançadas estimulam a transmigração de capitais para países emergentes, uma vez que o Brasil.
*Com informações da Reuters