Invictos na Champions League das Américas, os times de basquete do Flamengo e Minas avançaram às quartas de final, antes mesmo do início da última janela de confrontos da período de grupos. Na noite de segunda-feira (13), os dois clubes chegaram à quarta vitória em quatro jogos da segunda janela da período de grupos. Os clubes carioca e mineiro se juntam ao Sesi Franca, classificado no último sábado (11), também com 100% de aproveitamento.
Mesmo com presença assegurada nas quartas, os clubes brasileiros disputarão os jogos da terceira e última janela em fevereiro. A Champions League reúne 12 times divididos em quatro grupos. O vencedor representará as Américas na Despensa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete (Fiba), equivalente a um mundial de clubes de basquete, em setembro de 2025.
Invictos! | Basquete
KTO Minas bate Quimsa, garante liderança do grupo e classificação antecipa às quartas da BCLAhttps://t.co/V1TnlkOjT9#KTOMinas #90AnosDeHistórias pic.twitter.com/GpL6R1crQA
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) January 14, 2025
O Minas, líder do grupo Grupo C, derrotou o atual vencedor Quimsa (Argentina) por 80 a 69, no Estádio 8 de Junio, no Uruguai. Os destaques do lado brasílico foram Franco Baralle (16 pontos e dois rebotes) e Montero (16 pontos). O time mineiro lidera com oito pontos, seguido pelo Biguá (Uruguai) com quatro e Quimsa com três pontos.
Já o Rubro-Preto carioca atropelou o prateado Boca Júniors, com triunfo de 96 a 61, na Redondel Roberto Durán, no Panamá. Os melhores em quadra foram do time carioca: Alexey Borges (17 pontos, seis assistências e 70% de eficiência nos arremessos) e o Shaquille Johnson, cestinha da partida com 22 pontos anotados.
Que janela, meus amigos! 🏀🚀
📸 @BCLAmericas #FlaBasquete pic.twitter.com/ssmI8YoEis
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) January 14, 2025
A segunda janela da período de grupos prossegue até 18 de janeiro. Pelo regulamento, cada clube participante sedia uma rodada da Champions League em mansão. Exclusivamente os dois primeiros colocados em cada chave passam às quartas de final, previstas para março. A partir das semifinais haverá confrontos únicos, em exclusivamente uma sede, que ainda será estabelecida pela Fiba. A decisão do título será em abril.