O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou de “incompetentes”, neste domingo (12), os políticos e autoridades locais responsáveis pelo combate aos incêndios em Los Angeles, no sul da Califórnia, que deixaram até agora 16 mortos.
– Os incêndios continuam devastando Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm teoria de uma vez que apagá-los – escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social, em um observação que continua alimentando a disputa que trava com o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom. O gestor estadual, por sua vez, já acusou o republicano de politizar a tragédia e chegou a invitar o ex-presidente para visitar a dimensão, devastada posteriormente os incêndios florestais que começaram na última terça-feira (7).
– Milhares de casas magníficas desapareceram e muitas outras logo serão perdidas. Há morte em todos os lugares. Esta é uma das piores catástrofes da história do nosso país. Eles simplesmente não conseguem extinguir os incêndios. O que está acontecendo? – perguntou Trump, que tomará posse para um segundo procuração uma vez que presidente dos EUA em 20 de janeiro.
O número de mortes relacionadas com os incêndios florestais deflagrados no início desta semana na dimensão de Los Angeles, no sul da Califórnia, aumentou para 16, segundo informações das autoridades locais.
De harmonia com a última atualização do Instituto Médico Lítico do condado de Los Angeles, 11 dessas mortes foram causadas pelo incêndio Eaton, localizado a nordeste e perto da cidade de Pasadena.
As outras cinco mortes estão relacionadas com o incêndio Palisades, o maior e mais extenso até nascente domingo, que está contido em unicamente 11%.
*EFE