Medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, o ginasta Arthur Zanetti anunciou, neste domingo (12), que vai parar de competir profissionalmente. O desportista continuará ligado à ginástica mas uma vez que treinador.
Um dos motivos será para passar mais tempo com o rebento, Liam, de 4 anos. O desportista de 32 anos trabalhará em São Caetano do Sul, em São Paulo, onde mora atualmente.
Em seguida 16 anos treinando em subida intensidade, Zanetti já havia dito, antes da Olimpíada de Paris que aquela seria a sua última, mas o desportista ficou de fora dos jogos por pretexto de uma lesão.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antônio La Porta, disse que será um privilégio tê-lo uma vez que técnico, atuando “na formação de grandes cidadão e novos campeões”.
O Time Brasil também homenageou Zanetti: “Seu legado vai muito além das conquistas. O perito nas argolas é uma referência de resiliência e inspiração para as próximas gerações de ginastas”, publicou no seu perfil nas redes sociais.
Além de trazer o primeiro ouro da ginástica em Olimpíadas para o Brasil em 2012, Zanetti foi prata na Rio 2016, também nas argolas. O desportista também conquistou quatro medalhas em Campeonatos Mundiais — uma de ouro e três pratas.