Deputados e senadores despenderam R$ 1,9 milhão dos cofres públicos com a empresa de Mark Zuckerberg em 2024
A Meta, empresa de Mark Zuckerberg que reúne Facebook, Instagram e o WhatsApp, concentrou em 2024 o equivalente a 92% do gasto por deputados e senadores com as grandes empresas de tecnologia do ramo de notícia. O levantamento é do Poder360, com base em dados públicos.
Câmara e Senado pagaram R$ 1,9 milhão à empresa por meio da quinhão dos congressistas, verba pública que os senadores e deputados têm todos os meses para gastar com seus mandatos.
O montante é muito superior ao repassado a outras big techs, uma vez que Google, X (ex-Twitter) e Flickr.
O Google, por exemplo, ficou com 7% dos recursos no mesmo período –R$ 143.269. A empresa é dona, por exemplo, da plataforma de vídeos YouTube.
Já o X (ex-Twitter), empresa do bilionário Elon Musk, recebeu só R$ 1.425,52.
Os gastos são majoritariamente para impulsionar publicações dos congressistas nas plataformas. Segundo o levantamento, não houve pagamentos diretos para redes uma vez que TikTok e Kwai no ano pretérito.
Os números são importantes porque mostram que as redes sociais de Mark Zuckerberg seguem uma vez que a principal forma de divulgação on-line da classe política.
FIM DO “FACT-CHECKIN” DA META
Na 3ª feira (7.jan.2024), a Meta anunciou que acabará com o seu sistema de verificação de fatos. A partir de agora, haverá um sistema parecido com o do X, em que os próprios usuários adicionam observações sobre as postagens. Os moderadores das próprias plataformas só focarão nos casos de subida seriedade.
Zuckerberg diz que as políticas atuais de verificar tudo o que é publicado e as práticas de moderação de teor “foram longe demais”. Para ele, é preciso “restaurar a liberdade de frase” no Facebook e no Instagram.
O programa de verificação de fatos de quem publica nas plataformas da Meta havia sido implementado depois da eleição de 2016.
Essa política foi usada para “gerenciar teor” e desinformação nas redes sociais da empresa de Zuckerberg, em grande secção por desculpa de “pressão política”, disseram os executivos da Meta.
META TAMBÉM LIDEROU NAS ELEIÇÕES 2024
O Facebook foi a big tech que mais recebeu nas eleições municipais de 2024. Candidatos de todo o Brasil registraram o pagamento de R$ 195 milhões pelo impulsionamento de teor. O oferecido consta no Divulgacand, plataforma solene do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).