Apresentações artísticas, brincadeiras e oficinas para bordar, traçar e musicar. O Museu da Língua Portuguesa abre, neste sábado (11), programação de férias privativo e gratuita, que vai até o próximo dia 31, e é destinada a crianças e adultos.
Neste ano, a Estação Férias tem uma vez que tema Entre Festejos e Brinquedos, estabelecendo um diálogo com a exposição temporária do museu, Vidas em Cordel, que celebra a tradição vocal, a trova popular e a ancestralidade. A exposição dá espaço a histórias de vida de pessoas comuns e famosas no formato de literatura de cordel.
A programação de férias será comandada pela equipe do Pé de Farra, formada por pedagogos e artistas, que vai escoltar as ações e facilitar as crianças e suas famílias no que for necessário. A teoria, porém, diz o museu, é fabricar um espaço de livre entretenimento.
“O pessoal que vier cá ao Estação Férias vai se deparar com instalações sensoriais inspiradas na cultura popular, nos mestres mamulengueiros, nas danças e nas manifestações de forma universal, principalmente do Nordeste. Elas vão também poder folgar com brinquedos uma vez que o Mané Gostoso, Mamulengos, o Boi. Há também uma estação privativo para bordados”, informou Alehandra Pinel, idealizadora do Pé de Farra, em entrevista à Sucursal Brasil.
Outrossim, há uma instalação chamada de Toca Tudo, que terá muitos objetos e instrumentos sonoros que poderão ser manuseados e tocados pelas crianças. “Temos também uma equipe de arte-brincantes que estarão cá disponíveis para facilitar para as famílias e para quem vier nos visitar para pegar os brinquedos, sovar uma corda, pular um elástico. Cá será a mansão dos brinquedos populares”, disse Alehandra.
Serão ao todo quatro instalações. A primeira é a EntreFios & EntreLaços, onde as crianças serão instigadas a bordar desenhos impressos em xilogravura ou até mesmo explorar a própria originalidade usando retalhos de tecidos variados. No espaço A…Risque-se, todas as pessoas são convidadas a pintar com as mãos, com os pés ou até mesmo com corpo. Já na experiência Toca Tudo estarão disponíveis objetos do cotidiano para que possam ser usados uma vez que instrumentos musicais. E na instalação BrinqueAqui BrinqueAcolá, haverá bonecos e bonecas de mamulengo e de tecido que poderão ser manuseados pelo público.
Aos sábados, a programação se completa com apresentações artísticas. “Nossa programação aos sábados está superespecial porque é composta por shows, contação de histórias e teatro. E há também uma novidade, uma surpresa: aos domingos, teremos uma piscininha e um chuveirão. As pessoas poderão vir com roupas de banho para aproveitar. De convenção com Alehandra, aos domingos, a programação vai das 11h às 15h. “É só chegar e submergir.”
A Estação Férias é de terça a domingo, das 10h às 17h, no Recinto B do museu.
Mais informações sobre o evento e sua programação podem ser encontradas no site do museu.