A GloboNews, em seu perfil no Twitter/X, foi notificada pela comunidade por disseminar informações incorretas sobre os ratings da comunidade na plataforma. Na sexta-feira, 10, o conduto transmitiu um observação do jornalista Octavio Guedes, que afirmou que esse recurso só está conseguível para usuários com contas verificadas na rede social.
“O que é [sic] ‘notas da comunidade’?”, indagou o jornalista da GloboNews, ao proteger o trabalho das agências de checagem. “No X, só pode dar nota quem é verificado, e você tem de remunerar por isso. Portanto, não é muito comunidade. É de pagantes, de assinantes. A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto. Essa história de ‘notas da comunidade’ é exclusivamente cortinado de fumaça. O término da checagem de fatos transforma o que é ruim em péssimo.”
O Twitter/X declara que um usuário qualificado, que tenha pelo menos seis meses de conta ativa, telefone validado e sem infrações recentes, pode participar na avaliação da comunidade. Isso não tem nenhum dispêndio.
Entenda por que a GloboNews errou
Em uma página disponível no site solene do Twitter/X, a plataforma explica que as notas da comunidade têm o objetivo de “gerar um mundo mais muito informado ao capacitar as pessoas a juntar contexto a posts potencialmente enganosos”.
Publicidade
Os funcionários têm a opção de deixar notas em qualquer postagem e, se uma quantidade adequada de funcionários com perspectivas variadas a considerarem útil, as notas serão mostradas publicamente.
As observações da comunidade não refletem a perspectiva do Twitter/X e não estão sujeitas a edição. Uma publicação com um observação da comunidade não será rotulada ou excluída pelo Twitter/X, a menos que seja constatado que infringe as normas da plataforma, os termos de serviço ou a política de privacidade. A violação das regras pode levar ao cancelamento do entrada às notas da comunidade.
Todo usuário tem a capacidade de denunciar notas que consideram estar em desacordo com as regras estabelecidas, simplesmente optando pelo menu em uma nota e, subsequentemente, selecionando “denunciar nascente formulário”.As informações são da Revista Oeste.
Créditos (Imagem de cobertura): Reprodução