Responsável pelas marcas de biscoito Adria, Piraquê e Fortaleza, o Grupo M. Dias Branco decidiu fechar uma de suas fábricas e isentar quase 500 funcionários que trabalhavam no lugar. A exoneração em volume aconteceu na última segunda-feira (6).
A fábrica fica em Lençóis Paulista, a 223 quilômetros da capital São Paulo. O endereço abrigava a antiga fábrica da marca de biscoitos Zabet, fundada em 1960 e comprada em 1997 pelo conglomerado do presidente prateado Maurício Macri, Socma. A unidade depois foi revendida, em 2003, ao conglomerado cearense M. Dias Branco, que começou com a marca Fortaleza.
Em nota, a empresa diz que a produção de Lençóis Paulista será transferida para outras unidades do grupo, que tem, agora, 21 vegetais em São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Setentrião e Rio Grande do Sul.
A decisão visa “prometer maior eficiência operacional, redução de custos e facilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado”, afirmou.
Segundo o expedido, a empresa oferecerá um “pacote diferenciado de benefícios” para os profissionais demitidos estabelecido em negociação do sindicato, que inclui cursos de capacitação para facilitar a recolocação no mercado de trabalho. “A empresa está comprometida a minimizar os impactos da regeneração.”
A fusão, em 2003, que colocou a Zabet sob o guarda-chuva do Grupo M. Dias Branco, envolveu também as marcas Adria, Isabela e Basilar. Assim, resultou no maior produtor de biscoitos da América Latina.
O conglomerado foi fundado em 1953 por Manuel Dias Brancos e tem papéis negociados na B3. Também constam no portfólio do grupo Vitarella, Richester, Fit Food, Frontera e Smart.
Veja o pronunciamento completo da empresa
“A M. Dias Branco informa que realizou na última segunda-feira (6) uma regeneração em sua unidade de Lençóis Paulista. A companhia segue investindo em novas tecnologias e modernizando suas unidades industriais e, uma vez que secção desse processo, as atividades de produção da fábrica de Lençóis Paulista serão transferidas para outras unidades, garantindo maior eficiência operacional, redução de custos e facilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado.
Desde que a companhia adquiriu a unidade de Lençóis Paulista, há mais de 20 anos, tem investido continuamente no desenvolvimento dos colaboradores, na manutenção da estrutura operacional, no lançamento de novos produtos, entre outras iniciativas, sempre cônscio de sua responsabilidade social em relação ao Município e à comunidade. Essa iniciativa se insere no processo planejado de otimização da capacidade fabril da companhia.
A empresa reconhece a relevância de seus colaboradores e está comprometida em minimizar os impactos da regeneração. A companhia negociou com o sindicato e foi aprovada pela parlamento de empregados a disponibilização de um pacote de benefícios suplementar às verbas rescisórias trabalhistas legalmente previstas, incluindo disponibilização de capacitação para contribuir na recolocação profissional, dentre outros. Sempre que verosímil, a M. Dias Branco procura aproveitar o talento de sua equipe, oferecendo novas oportunidades de trabalho em outras unidades da organização.
Com essa regeneração, a M. Dias Branco reafirma seu posicionamento uma vez que uma empresa preparada para enfrentar os desafios do mercado e oferecer produtos e serviços de subida qualidade aos seus clientes e consumidores.”