O ex-ministro da Mansão Social e um dos nomes mais influentes da história do Partido dos Trabalhadores (PT), José Dirceu, será o responsável por ministrar a lição principiante do curso “A extrema direita hoje: ódio e guerra pelo poder”, promovido pela Instalação Perseu Abramo, instituição ligada ao PT.
Com o tema “A luta política pelo horizonte”, a palestra ocorrerá nesta quinta-feira, 9, e será transmitida pelo ducto da instauração no YouTube.
Curso Sobre “Neofascismo” e Lideranças de Direita
O curso contará com 15 aulas online e abordará temas porquê “neofascismo”, “ofensiva antigênero” e as estratégias de líderes de direita nos Estados Unidos, Argentina e Europa. A coordenação está a função de Juliana Foernges, além dos professores Jorge Branco (UFRGS) e Lincoln Secco (USP).
Essa iniciativa procura discutir a atuação da extrema direita no cenário global e é mais um passo de José Dirceu em direção ao retorno à vida pública, posteriormente a anulação de várias condenações judiciais.
O Retorno de Dirceu à Política
José Dirceu já sinalizou que pretende disputar uma vaga porquê deputado federalista nas eleições de 2026, buscando retomar o procuração cassado em 2005, durante o escândalo do Mensalão.
Em entrevista ao portal O Povo, no último dia 2, Dirceu afirmou:
“Mereço pedir ao povo de São Paulo para me restituir o procuração que me tiraram.”
Embora tenha dito que a decisão será tomada no final de 2025, Dirceu deixou evidente que é “provável” que seja candidato por São Paulo.
Sucessão na Presidência do PT
Além de sua provável candidatura, Dirceu também está focado na sucessão do comando do PT. Entre os nomes que ele apoia para a presidência do partido está José Guimarães, deputado federalista pelo Ceará.
Guimarães, mas, tem um pretérito duvidoso: em 2005, durante o escândalo do Mensalão, um assessor ligado a ele foi impedido no Aeroporto de Congonhas com US$ 100 milénio presos ao corpo, dentro da cueca, incidente amplamente repercutido à estação.