O presidente chileno, Gabriel Boric, viajou ao Polo Sul neste sábado, 4. Trata-se do primeiro superintendente de Estado latino-americano a visitar a Antártida, segundo o governo do Chile. Boric integra a Operação Estrela Polar III, missão científica que procura calcular a concentração de poluentes no continente antártico.
Por meio da rede social Twitter/X, o presidente revelou o libido de transformar o Chile na “principal porta de ingressão do mundo para a Antártica”, muito porquê ser “um exemplo de cooperação internacional” no combate à crise climática.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Boric ainda considerou a visitante porquê uma “ratificação da nossa reivindicação de soberania sobre a Antártida”, em entrevista à emissora estatal TVN. O Chile procura expandir sua presença para áreas porquê o Mar de Bellinghausen e o Mar de Weddell, que cercam a Península Antártica.
Ao longo do século 20, países porquê Brasil, Estados Unidos, Reino Uno, Chile, Argentina, Japão e França manifestaram interesse em exercitar soberania sobre partes do continente, seja por meio da instalação de grandes bases ou da realização de expedições ao interno da região.
Leia mais:
No entanto, o Tratado da Antártida, assinado em Washington em 1959 e do qual Brasil e Chile são signatários, proíbe novas reivindicações territoriais e determina que as nações que desenvolvem atividades no continente se comprometam a manter o diálogo sobre sua exploração.
A operação conta com uma delegação de autoridades civis e militares, além de cientistas, que visitam a Estação Polar Glaciar Unión e a base norte-americana de Amundsen-Scott.
Estação brasileira na Antártida completou 40 anos
O Brasil também conta com uma estação científica na Antártida. A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) completou 40 anos de existência em fevereiro de 2024. Localizada na Ilhota Rei George, na Baía do Almirantado, a EACF reúne tanto pesquisadores quanto militares.
A estação tem um papel medial para a comunidade científica brasileira, juntamente com o Programa Antártico Brasílico, criado em 1982 para promover pesquisa científica diversificada e de subida qualidade na região.
A Antártica é considerada o principal regulador térmico do planeta, pois controla as circulações atmosféricas e oceânicas e influencia o clima e as condições de vida na Terreno. Ou por outra, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e chuva rebuçado (70%) do mundo.
Leia também: “O Chile caminha entre a decadência e a esperança”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 164 da Revista Oeste